terça-feira, 9 de fevereiro de 2010

Como lidar com a dor?

 

Essa pergunta se faz presente em muitos corações nos nossos dias.
O drama humano da dor é fonte de constantes questionamentos e incompreensões naqueles que o experienciam, pois, em sua realização, nossas crenças se confundem e tudo parece sair de seu lugar. Enfim, como lidar com a dor? Como enfrentar perdas e injustiças? E como entender o porquê de tudo isso? De fato, quando nossa existência é transpassada pela dor, muitas perguntas se levantam dentro de nós. E é natural que seja assim. É próprio do ser humano desejar respostas.
Porém, nem sempre a vida tem respostas prontas às nossas perguntas. Muitas vezes, sua resposta é o silêncio...
Em algum momento da vida, todos fazem a experiência da dor; do sofrimento e da perda. Essa é uma realidade específica à nossa condição de "gente".
O sofrimento sempre nos acompanhará enquanto habitarmos o solo da existência e da incerteza, o problema não está nele, mas sim na forma como o compreendemos e reagimos à ele.
Em momentos onde a sobra se coloca sobre à luz, o coração pode reagir de duas maneiras: "Ou se prende ao negativo fazendo da dor uma desculpa aceitável  para estacionar na vida, reclamando sempre e olhar-se como eterna vítima", ou "encara o sofrer de frente, recolhendo os pedaços e direcionando o agir para crescer com a dor e construir uma nova história".
É questão de opção.

0 comentários:

Postar um comentário